Banner destaque
O PRÊMIO JOVEM CIENTISTA


O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o apoio de mídia da Editora Globo e o Canal Futura e o patrocínio da Shell. Há mais de 40 anos, o Prêmio Jovem Cientista revela talentos, impulsiona a pesquisa no país e investe em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.
A primeira edição aconteceu em 1981, com o tema “Telecomunicações”. Desde então, a cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e seja de relevância para a sociedade brasileira. O tema da 31ª edição é "Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas".
Banner destaque
A Fundação: O Que Fazemos
TEMA EDIÇÃO 2025
RESPOSTA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COMO ALIADAS


A mudança climática é um dos maiores desafios do século XXI. O aumento das temperaturas, a elevação do nível do mar e a intensificação de eventos climáticos extremos impactam diretamente a vida das pessoas e o equilíbrio dos ecossistemas.Eventos recentes no Brasil, como secas que esvaziaram rios, ciclone bomba e enchentes no Sul do país, além das chuvas extremas na Bahia e em São Paulo, evidenciam os efeitos da crise climática no país. Você já pensou sobre o impacto dessas mudanças no aumento das desigualdades sociais no contexto brasileiro?
O 31º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Resposta à Mudança Climática: ciência, tecnologia e inovação como aliadas”, encoraja jovens pesquisadores na busca por respostas à mudança climática, como soluções de produtos sustentáveis e eficazes para o combate a desastres, estratégias de resiliência e adaptação às mudanças climáticas e soluções sustentáveis para a agricultura.
O Prêmio Jovem Cientista acredita no protagonismo do Brasil nas soluções para as mudanças climáticas e busca incentivar a pesquisa científica com diferentes abordagens e linhas de atuação. Descubra como seu projeto pode contribuir para um futuro mais sustentável. Conheça as linhas de pesquisa em que o seu projeto pode ser desenvolvido.
Banner destaque
A Fundação: O Que Fazemos
EDITAL


Conheça o Edital da 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Nesta seção, você encontrará todas as regras e informações necessárias para realizar sua inscrição, como as categorias do Prêmio, as Linhas de Pesquisa, as datas, o formato do trabalho a ser entregue, a premiação, entre outras informações.
Banner destaque
A Fundação: O Que Fazemos
RESULTADO
Confira os vencedores desta edição!
CATEGORIA ENSINO MÉDIO


"Desenvolvimento de uma ferramenta de aprendizado de máquina para predição pluviométrica baseada nos saberes dos profetas da chuva do Vale do Jaguaribe, Ceará"
Sistema com dados gerados pela observação da natureza e aprendizado de máquina é cinco vezes mais preciso que modelos meteorológicos convencionais.
Raul Victor Magalhães Souza
Professor Orientador: Helyson Lucaz Bezerra Braz
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral
Vale do Jaguaribe, Ceará


"FiltroPinha: dos resíduos aos recursos"
Filtro à base de cascas de fruta-pinha reduz consumo de água e poluentes na produção de casas de farinha
Beatriz Vitória da Silva
Professor Orientador: Gustavo Santos Bezerra
Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire
Carnaíba, Pernambuco


"Cultivo de Girassol Ornamental no Agreste Meridional de Pernambuco: Monitoramento do Crescimento de Plantas de Girassol Ornamental Usando Microcontrolador ESP32"
Projeto usa tecnologia de baixo custo para monitorar em tempo real crescimento de girassóis no agreste pernambucano
Gabriel da Silva Santos
Professor Orientador: Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho
Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna
Garanhuns, Pernambuco
CATEGORIA ENSINO SUPERIOR


"Kit Solar Castanheiro: aperfeiçoamento de uma alternativa inovadora para melhoria da qualidade de vida de extrativistas"
Com design sustentável, projeto desenvolvido no Amapá reutiliza materiais e oferece portabilidade inédita para os extrativistas
Manuelle Da Costa Pereira
Professor Orientador: Diego Armando Silva da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
Macapá, Amapá


"Water Flow - Solução para monitoramento de consumo de água em cenários de escassez"
Tecnologia de monitoramento em tempo real busca facilitar a identificação de problemas e promover o uso consciente dos recursos hídricos.
Isac Diógenes Bezerra
Professor Orientador: Samuel Belarmino de Paiva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (CE)
Fortaleza, Ceará


"Intersetorialidade: saúde e defesa civil integradas para prevenção e gestão de desastres em Petrópolis/RJ"
Projeto inova com metodologia que combina conhecimento científico, mobilização social e atenção primária à saúde
Anna Giullia Toledo Hosken
Professora Orientadora: Lívia de Oliveira Teixeira de Carvalho
Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/UNIFASE)
Petrópolis, Rio de Janeiro
CATEGORIA MESTRE E DOUTOR


"Vulnerabilidade e Resiliência Climática no Brasil: um olhar territorial para a ação adaptativa"
Conhecer o nível de vulnerabilidade às alterações do clima pode aprimorar o desenvolvimento de políticas de governo e a distribuição de recursos públicos
Elizângela Aparecida dos Santos
Professor Orientador: Dênis Antônio da Cunha
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Unaí
Unaí, Minas Gerais


"chooseGCM: um kit de ferramentas para selecionar Modelos de Circulação Geral no R"
Baseado em linguagem R, algoritmo torna mais acessível a utilização de métodos de alta precisão em investigações de cenários futuros
Luíz Fernando Esser
Professora Orientadora: Dayani Bailly
Universidade Estadual de Maringá
Maringá, Paraná


"Simulando cenários de mudança climática estabelecidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas em mesocosmos aquáticos utilizando tecnologias emergentes"
A aproximação de modelos térmicos aos estudos de campo ajuda a compreender impactos na segurança hídrica
Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues
Professora Orientadora: Aliny Patricia Flauzino Pires
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
CATEGORIA MÉRITO INSTITUCIONAL ENSINO MÉDIO


Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire
A escola tem feito jus ao nome que homenageia o educador pernambucano referenciado mundialmente pela dedicação à pedagogia libertadora e inclusiva. Ela se destaca nacionalmente pela qualidade no ensino de ciência e tecnologia no sertão pernambucano.
CATEGORIA MÉRITO INSTITUCIONAL ENSINO SUPERIOR


Universidade Federal do Rio de Janeiro
A universidade é a maior federal do Brasil e uma das mais influentes instituições públicas de ensino superior da América Latina. Ao longo de 105 anos, consolidou-se pela excelência em ensino, pesquisa, extensão, inovação e assistência à saúde.
CATEGORIA MÉRITO CIENTÍFICO


Profª. Drª. Ana Paula Melo
Universidade Federal de Santa Catarina (SC)
Pesquisadora catarinense celebra marco histórico da eficiência energética no Brasil, destacando sua habilidade em promover articulações institucionais e internacionais voltadas a soluções inovadoras e resilientes.
MATERIAL EDUCATIVO PARA ESTUDANTES E EDUCADORES DO ENSINO MÉDIO


Aqui você encontra uma trilha educativa especialmente desenvolvida para jovens do Ensino Médio, com uma carga horária total de 20 horas, divididas em 4 temporadas de 5 horas cada uma. Esta trilha tem o objetivo de auxiliar os jovens e seus professores-orientadores em seus desafios e oportunidades na escrita do projeto científico.
Aproveite esta oportunidade de se preparar para o Prêmio Jovem Cientista e transformar sua paixão em ciência em um projeto científico! Acesse a trilha e embarque nesta jornada de descobertas e realizações. Ao final, você terá um projeto prontinho para se inscrever na categoria do Estudante do Ensino Médio.

Para o professor-orientador da categoria do Estudante de Ensino Médio, preparamos sugestões de Itinerários Formativos para serem aplicados em sala de aula a fim de trabalhar o desenvolvimento de projetos científicos juntos aos seus alunos. Conheça e fique à vontade para utilizá-lo!
Itinerário Formativo - Investigação Científica em Ciências Humanas e Linguagens
Itinerário Formativo - Investigação Científica em Ciências da Natureza e Matemática
Banner destaque
A Fundação: O Que Fazemos
PERGUNTAS E RESPOSTAS
O tema escolhido para a Edição de 2025 é "Resposta à Mudanças climáticas:Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas".
Para saber mais sobre o Prêmio, consulte o Edital no endereço eletrônico: jovemcientista.cnpq.br
A cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e seja de relevância para a sociedade brasileira.
As inscrições para a 31ª Edição do Prêmio Jovem Cientista, acompanhadas do trabalho científico ou de pesquisa, serão realizadas até 31 de julho de 2025, às 18h (horário de Brasília)
Estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 anos de idade, em 31 de dezembro de 2025.
Estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2024 e que tenham menos de 30 anos de idade, em 31 de dezembro de 2025.
Alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico, que tenham menos de 25 anos de idade, em 31 de dezembro de 2025.
A escolha dos premiados é realizada por duas comissões julgadoras. Uma comissão destinada às categorias “Mestre e Doutor" e “Estudante do Ensino Superior" e que também escolhe o “Mérito Institucional" do Ensino Superior e o pesquisador doutor agraciado com o “Mérito Cientifico”. A outra comissão avalia a categoria “Estudante do Ensino Médio” e o “Mérito Institucional" do Ensino Médio. Cada comissão julgadora é composta por 7 especialistas oriundos da comunidade cientifica e tecnológica, escolhida e designada pela Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq.
Os trabalhos dos candidatos das categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio são avaliados, considerando os seguintes critérios e pontuação:
Critérios
Pontuação Máxima
1. Mérito cientifico e relevância da pesquisa em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico do País. 30
2. Aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos sobre o tema e com resultados finais. 30
3. Originalidade de seu conteúdo e contribuição para o avanço da área do conhecimento. 25
4. Qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza) e qualidade da apresentação do trabalho. 15
A divulgação dos resultados ocorrerá até novembro de 2025, por meio de uma coletiva de imprensa e painel com os vencedores, onde os nomes dos vencedores serão anunciados pelo Presidente do CNPq, em Brasília e publicados no endereço: jovemcientista.cnpq.br.
O Prêmio Jovem Cientista será entregue, preferencialmente, pelo Presidente da República, em dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, com a presença dos vencedores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica, tecnológica e empresarial.
Ao longo de sua história, o Prêmio somou mais de 22 mil trabalhos inscritos e premiou 203 estudantes e pesquisadores, além de 23 Instituições de Ensino e Pesquisa e 7 pesquisadores doutores com o mérito científico.
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.
Os vencedores do Prêmio Jovem Cientista serão contemplados com bolsas de pesquisa, no país, caso atendam aos critérios normativos do CNPq que podem ser consultados neste link: Bolsas no País e no Exterior — Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (www.gov.br).
Os 3 primeiros colocados da categoria “Mestre e Doutor” recebem bolsas de Mestrado ou Doutorado, no país, se ainda não tiverem a titulação de mestre ou doutor. Para os que já têm a titulação de doutor, são oferecidas bolsas de Pós-Doutorado Júnior, no país.
- Bolsa de Mestrado: com duração máxima de 24 meses. Valor mensal: R$ 2.100,00.
- Bolsa de Doutorado: com duração máxima de 48 meses. Valor mensal: R$ 3.100,00.
- Bolsa de Pós-Doutorado Júnior: com duração de até 12 meses. Valor mensal: R$ 4.100,00.
Os 3 primeiros colocados da categoria “Estudante do Ensino Superior” recebem uma bolsa de Iniciação Científica ou uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado.
- Bolsa de Iniciação Cientifica: com vigência de 12 meses. Valor mensal: R$ 700,00.
- Bolsa de Mestrado: com duração máxima de 24 meses ao estudante. Valor mensal: R$ 2.100,00.
- Bolsa de Doutorado: com duração máxima de 48 meses ao estudante. Valor mensal: R$ 3.100,00.
Os vencedores na categoria “Estudante do Ensino Médio” recebem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior. Para os que já concluíram o Ensino Médio, são oferecidas bolsas de Iniciação Cientifica ou Iniciação Tecnológica, no país.
- Bolsa de Iniciação Cientifica Júnior: com vigência máxima de 12 meses. Valor mensal: R$ 300,00.
- Bolsa de Iniciação Cientifica ou Tecnológica: com vigência de 12 meses. Valor mensal: R$ 700,00.
O Prêmio Jovem Cientista reconhece com laptops até 9 professores ou pesquisadores que tenham orientado os candidatos vencedores nas categorias “Estudante do Ensino Médio”, “Estudante do Ensino Superior” e “Mestre e Doutor”.
O orientador pode ser de outra instituição de ensino ou pesquisa desde que o trabalho inscrito pelo candidato tenha sido desenvolvido sob sua supervisão na instituição de vínculo do orientador. Para o estudante do Ensino Médio, somente poderá ter um orientador de fora da sua escola, caso o trabalho inscrito seja de Iniciação Científica ou Tecnológica desenvolvido na universidade do orientador responsável pelo trabalho.
O trabalho cientifico da categoria “Estudante do Ensino Superior” deverá ter entre 20 e 25 páginas e para a categoria “Mestre e Doutor” entre 35 e 40 páginas. Ambos devem ter tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo:
- titulo, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail); e
- resumo, introdução, objetivos, material e métodos, resultados da pesquisa e discussão, conclusões, referências bibliográficas e palavras-chave (até cinco).
O trabalho de pesquisa deve ser original, com no mínimo 3 e no máximo de 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5 contendo:
- nome do aluno, titulo do trabalho de pesquisa, nome do orientador, nome da escola (endereço, telefone, e-mail); e
- apresentação (problema, justificativa e objetivos), desenvolvimento (metodologia e análise) e conclusão (resultados da pesquisa).
É recomendada a inclusão de todas as referências consultadas ou utilizadas no final do trabalho, de acordo com as normas indicadas por seu orientador.
Se esses elementos contribuírem para a narrativa da pesquisa e/ou da solução proposta, é recomendável que os inclua no corpo do trabalho.
Serão aceitos trabalhos somente em Língua Portuguesa.
Serão aceitos somente trabalhos já concluídos com resultados finais.
A ficha de inscrição e o trabalho de pesquisa não poderão sofrer alterações nos seus respectivos conteúdos após terem sido enviados ao CNPq e à Fundação Roberto Marinho (FRM). Certifique-se de que está enviando o arquivo correto e que tenha feito todas as revisões necessárias no trabalho.
A inscrição é individual. A premiação será destinada ao pesquisador ou estudante que inscreveu o trabalho. O prêmio é indivisível.
Cada candidato(a) pode inscrever somente um trabalho de sua autoria, sob a orientação de professor(a) ou pesquisador(a) qualificado (a).
A inscrição e o trabalho cientifico são de caráter individual. Deverá ser efetuada exclusivamente, de forma eletrônica, no website jovemcientista.cnpq.br para as categorias “Estudante do Ensino Médio”, "Estudante do Ensino Superior” e "Mestre e Doutor".
Sua inscrição será eliminada, pois não corresponde à sua titulação. Para fins da inscrição valerá a maior titulação que o candidato possuir.
O(A) candidato(a) que tiver sua inscrição aceita, de acordo com o Edital receberá, ao término da edição, um Certificado Digital de Participação no Prêmio Jovem Cientista, independentemente de sua classificação.
Em 2025, o Prêmio Jovem Cientista disponibiliza uma trilha educativa dirigida a estudantes e professores do Ensino Médio que queiram desenvolver ou orientar trabalhos de pesquisa sobre a temática. São conteúdos disponíveis gratuitamente com vídeos, textos, atividades e perguntas para aguçar sua curiosidade. Acesse a seção "Material educativo" deste site para acessar a trilha.
Para as categorias Mestre e Doutor e Estudante do Ensino Superior, entrar em contato por intermédio da Central de Atendimento do CNPq: atendimento@cnpq.br.
Dúvidas relacionadas à categoria “Estudante do Ensino Médio", encaminhar demanda para: contato.pjc@frm.org.br
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da trajetória dos estudantes e pesquisadores do país. É adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos brasileiros de pesquisa. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência tornou-se elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, por isso é requerido na inscrição das categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior".
Para cadastrar novo currículo: cadastrar Para atualizar seu currículo: atualizar
Caso encontre dificuldade no preenchimento do currículo, consulte este link ou entre em contato com a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone (61) 3211-4000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Não há obrigatoriedade de que o trabalho seja inédito. Além disso, não há impedimento que o mesmo tenha sido ou venha a ser publicado em revista científica ou outros meios similares.




